segunda-feira, 2 de maio de 2011

Clarita, Thereza Jessouron



Diretor: Thereza Jessouroun
Duração: 14'23''
Nacionalidade: Brasileiro
Ano:2007
Com: Clarita Martin Jessoutoun e Laura Cardoso

O que fazer quando se descobre que a base de nossa estrutura familiar é abalada pelo mal de Alzheimer? Clarita, a personagem real deste documentário, há anos sobrevive banida entre os recantos de sua cabeça.
Com direção de Thereza Jessouroun, filha de Clarita, o filme aborda os vários estágios da doença, não só na pessoa que atinge, mas sim no antro no qual esta vive. O filme traça um paralelo entre o processo de alienação, do doente, e o processo de aceitação e adaptação por parte dos parentes próximos.
Uma senhora, que ao fim de sua vida, após os longos e árduos anos como mãe de uma família de classe média, encontra-se diagnosticada com a doença. Tendo ainda consciência e vergonha de sua situação, metida em tamanha confusão mental, se cai em contradição, voltando, assim, as suas origens, retomando a infância, mas em um processo inverso, no qual se esquecem as palavras, os modos, a sua própria história.
Com o tempo, Clarita encontra-se ainda mais debilitada, abandonando a fala, e por fim as memórias, recebendo como recompensa por este abandono involuntário uma aproximação maior por parte de sua filha Thereza, até os dias atuais, quando já debilitada e sem a capacidade de andar, encontra-se deitada sobre uma cama, a qual somente abandona para ir ao banheiro, ou sentar-se em um poltrona, isso tudo com a ajuda de uma enfermeira.
Com a atuação de Laura Cardoso, e narração de Thereza Jessouroun, além de imagens da própria Clarita Martin, o filme mostra claramente o processo de animalização do portador do mal de alzheimer, e a dificuldade de adaptação do mundo atual a essas pessoas, além de fazer um profundo questionamento sobre a vida. Quem somos nós? Será que somos realizados? Seremos, algum dia? Quais os nossos propósitos? Os nossos valores? Quem somos nós?

Link Para Assistir: http://portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=7648&exib=5937

Nenhum comentário:

Postar um comentário